Blue Surf Festival

2023

O BLUESURFEST é uma rede de 6 festivais de surf em 6 países europeus empenhados em promover a sustentabilidade, impulsionar a inclusão e melhorar a acessibilidade no desporto em 2023

Durante o outono de 2023, um grupo selecionado de “comunidades blue” de Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Portugal irá acolher uma série de Festivais Europeus Blue Surf.

Os festivais combinarão actividades desportivas, eventos culturais e seminários educativos.

Os Blue Surf Festivals, bem como a promoção da inclusão, sustentabilidade e cultura do surf, visam desenvolver e promover o trabalho da Rede INCLUSEA no desenvolvimento de metodologias europeias comuns de surf adaptado. 

Sobre

O BLUESURFEST é um projecto pan-europeu co-financiado pelo Programa Erasmus + Sport. Uma série de festivais desportivos sem fins lucrativos será organizada em seis países europeus (Espanha, França, Alemanha, Portugal, Itália, e Irlanda).

Os festivais promovem a prática do desporto para pessoas com deficiências físicas e/ou sensoriais, melhorando o seu bem-estar físico e mental. O projeto, que desenvolve ainda mais o trabalho da rede INCLUSEA, teve início a 1 de dezembro de 2022 e tem a duração de um ano.

Através do BLUESURFEST, o trabalho da rede INCLUSEA será melhorado e continuará a quebrar barreiras à inclusão no desporto e na sociedade através de uma nova rede europeia de festivais de surf.

Atividades

Todos os Blue Surf Festivals incluirão uma vasta gama de diferentes actividades relacionadas com o surf destinadas à construção de comunidades, tais como competições e demonstrações de surf inclusivas, juntamente com seminários e eventos comunitários relacionados. Os eventos, destinados a aumentar a sensibilização a nível local e regional, irão destacar os benefícios do surf para a saúde física e mental e o bem-estar.

Utilizando uma abordagem baseada na comunidade, os eventos construirão redes entre atletas de surf, treinadores, voluntários e diversos membros das comunidades locais de surf de cada país participante, juntamente com as suas famílias e outras organizações desportivas e stakeholders.

Objetivos

  1. Aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades; maior integração de surfistas adaptados.
  2. Melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços azuis costeiros para fins competitivos e recreativos.
  3. Fornecer orientação bem estruturada a voluntários para envolver com sucesso pessoas que atualmente enfrentam numerosas dificuldades no acesso aos desportos náuticos.
  4. Ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes.
  5. Fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis.
  6. Dinamizar as comunidades costeiras locais através de actividades culturais e desportivas tais como seminários, conferências, música ao vivo, filmes, exposições de arte, limpeza de praias, concursos ou exposições de surf.
  7. Promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul. Envolver diferentes administrações e organizações para se juntarem e trabalharem em conjunto para uma sociedade mais inclusiva através de desportos adaptados.

Impacto esperado

O projeto visa abranger 40.000 indivíduos em toda a Europa. Envolverá até 900 atletas em “Blue Surf Festivals” locais adaptados e inclusivos, apoiados por até 600 voluntários e alcançando os stakeholders relevantes e os decisores locais.

Legado

O projeto pretende deixar um legado para além dos eventos do ‘Blue Surf Festival’. Durante o projeto será desenvolvida uma série de documentos, eventos e redes com uma abordagem transnacional e replicável, com o objectivo de apoiar um maior desenvolvimento no campo do surf inclusivo e adaptado. Os parceiros partilharão as conquistas e aprendizagens do projeto num evento final, juntamente com o desenvolvimento de documentos específicos que apoiarão ainda mais a replicabilidade destes eventos desportivos.

Parceiros de projeto

O consórcio do projecto é composto por 6 organizações parceiras, todas elas da UE. Os parceiros incluem organizações de gestão pública no domínio do desporto, federações nacionais, clubes desportivos e organizações sem fins lucrativos.

O parceiro principal é a Sociedade Regional de Educação, Cultura e Desporto, um organismo público do Governo de Cantábria, Espanha, responsável pelo desenvolvimento de programas culturais e desportivos, com enfoque na promoção da inclusão, igualdade de género e sustentabilidade no desporto e na cultura.
www.srecd.es

O SCV é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades desportivas recreativas e competitivas, juntamente com a promoção da saúde, bem-estar e inclusão no desporto. 
www.surfingviana.com

A HS tem como objetivo apoiar a participação no surf para todas as pessoas com deficiência em toda a França e fora dela. Promove a inclusão social e o acesso à autonomia e saúde, através do meio do surf.
www.handi-surf.org

A Terapia Líquida proporciona Surf e Terapia Oceânica inclusiva e adaptada para indivíduos com desafios físicos, mentais, emocionais, comportamentais e intelectuais.
www.liquidtherapy.ie

A DWV é uma organização não-governamental da Federação Alemã de Surf. É responsável pela promoção e desenvolvimento do surf adaptado na Alemanha.
wellenreitverband.de

A FISW é uma associação nacional de clubes de surf e apoia o desenvolvimento do surf adaptado em Itália, incluindo a coordenação de atividades e o desenvolvimento da equipa nacional italiana de surf adaptado.
www.scinautico.com

Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte
C/ Gamazo, s/n. 39004 Santander
Cantabria, Espanha

hello@inclusea.eu